domingo, 18 de abril de 2010

1. O costume do cachimbo é que põe a boca torta

Todos nós queremos mudar, crescer, evoluir. Só nos esquecemos de um pequeno detalhe: levamos anos construindo um edifício de maus hábitos e queremos implodi-lo em um só dia. Conseguir esta façanha é possível no mundo exterior, mas não no nosso mundo interior!

Desentortar a boca, após tempo de uso do cachimbo, é algo que requer paciência e perseverança. Enxergar que o cachimbo faz mal e que a boca precisa ser desentortada é apenas o primeiro passo. Do mesmo jeito, enxergar que um hábito não nos mais é necessário, é apenas uma das etapas do longo caminho que temos que trilhar, tendo em vista atingir, de forma completa, a paz que todos almejamos.

Quando enxergamos em nós um mau hábito e desejamos mudá-lo, acordamos pela manhã com toda a força para resistir a ele. Conseguimos até a metade do dia. Mas, geralmente, fraquejamos antes do anoitecer. Nos sentimos enfraquecidos e derrotados. Não percebemos, no entanto, que durante o dia fomos fortes, resistimos ao hábito várias vezes, até cedermos uma única vez. E nós, ao invés de ficarmos alegres porque já detectamos o nosso erro e estamos tentando mudar, ficamos decepcionados porque não mudamos com a rapidez que desejamos.

É como um doente que estando paralisado totalmente, através de um novo tratamento consegue sentar. Ele tem todos os motivos para alegrar-se. Afinal, conquistou uma significativa melhora! Mas, ao invés disso, se aborrece por ainda não poder andar.

Quando já nos encontramos em condições de encarar de frente os nossos “erros”, somos vencedores! Vencedores da batalha. Não da guerra! A guerra será vencida lenta e progressivamente. A “Grande Guerra” – a “Grande Luta” – que tem como objetivo a conquista do mais precioso tesouro, do mais precioso território: o nosso mundo interior.



(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

4 comentários:

  1. De hoje que eu era preocupada com a tortice...descobri que não tem jeito!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha boca é torta! O Brasil tem a boca torta! O povo brasileiro tem a boca torta!

    ResponderExcluir
  3. O importante é descobrir que a boca está torta e tentar corrigir. É difícil mas não impossível.

    ResponderExcluir
  4. E isso ai nunca desistir, sempre pensando em melhorar.... A persistência e o melhor remédio para nossas vitórias.

    ResponderExcluir