domingo, 18 de abril de 2010

10. Quem tem com que me pague, nada me deve

Coloquei a vingança, nas páginas anteriores, como um sentimento negativo. Pois, usada daquela forma ela nada faz para contribuir com a harmonia social. Os sentimentos, contudo, não podem e nem devem ser divididos em negativos e positivos. Eles, como tudo que existe no universo, possuem os dois lados. Podendo, isso sim, serem manipulados de maneira positiva ou negativa, a depender da intenção e do caráter da pessoa que os utilizam.

Esse dito popular, “quem tem com que me pague nada me deve”, é usado por muitas pessoas de forma vingativa. Com o intuito, geralmente, de mostrar ao agressor que a vida se utilizará de suas próprias fraquezas, a fim de vingar o agredido. Eu o utilizo, no entanto, de uma forma completamente diferente: quando uma pessoa diz para mim, após ter recebido um favor, a famosa frase “não sei como lhe agradecer”, eu faço uso dessa sabedoria para mostrar que todos tem em si algo de bom, que podem usar como “pagamento” de um favor. E que cedo ou tarde ela encontrará uma forma de mim restituir a energia que empreguei para ajudá-la.

O UNIVERSO É TROCA
A expressão meio fantasiosa “o que faço é sem esperar nada em troca”, encerra o sentimento nobre da caridade. Sentimento que, no entanto, apenas algumas pessoas são capazes de atingir na sua totalidade. Afinal, ainda não alcançamos o grau da auto suficiência energética. Não realizarmos trocas justas é irmos de encontro a uma das maiores “Leis Universais”: a Terra nos dá tudo, mas pede em troca o nosso corpo para poder continuar alimentando outros corpos.

Que a pessoa que execute as “boas” ações,
nada espere em troca.
Mas que a pessoa que receba o favor
nunca esqueça de retribuir.
Ficar se doando sem receber nada em troca
é entregar o pescoço para os vampiros.
Ficar recebendo sem nada doar é ser o próprio vampiro.



(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

8 comentários: