domingo, 18 de abril de 2010

12. Cego que guia cego, caem os dois no mesmo buraco

Guru hoje em dia é moda? Não! Gurus, profetas, videntes sempre foram procurados em todas as épocas e por todas as classes sociais.

Não existe mal nenhum no fato de buscar em alguém mais equilibrado psíquica e emocionalmente, ensinamentos e direcionamento para vida. Afinal, foi isto que os Apóstolos fizeram com o Grande Mestre Jesus. O mal está em utilizar esta pessoa como muleta pois, quando esta quebra, não mais se sabe caminhar sozinho. O mal está em esperar que este alguém nos dê a iluminação, coisa que só podemos encontrar pelo nosso próprio esforço.

Um ser mais evoluído pode nos ajudar a acender a nossa luz íntima; pode mostrar o caminho, mas nunca caminhar por nós. O bom mestre apenas mostra o caminho, mas não força o discípulo a caminhar por ele, pois tem consciência de que “a fruta só dá no seu tempo”.

O perigo maior está quando, na nossa ânsia de descobrir alguém que nos acenda essa luz, saímos numa busca cega e encontramos um falso guru – alguém com um grau evolutivo ainda menor que o nosso –, esquecendo-nos de que “quando o discípulo está pronto o mestre aparece”.

Se é um risco sermos guiados por alguém que não conhece, ainda, a “Verdade”, risco maior é tentarmos mostrar aos outros a “Verdade” que não conhecemos.

Queremos mudar os outros
quando não conseguimos mudar nem a nós mesmo.
Não é a “Verdade” que queremos mostrar.
E sim a nossa verdade.

Lembro-me de um dia em que fiquei muito chateada com um amigo por algo muito sério que ele me fez. Disse-lhe que eu nunca faria aquilo com ele, ao que me respondeu: “você deve ter pena de mim, Graziela, e não raiva, porque vou ter ainda que aprender o que você já aprendeu. Na subida até Deus você tem um degrau a menos para subir”.

Essa experiência serviu para que eu não mais esperasse das pessoas aquilo que elas ainda não me podiam dar. Também aprendi a não esperar de mim aquilo que eu ainda não era capaz de fazer.

Aceitar os meus limites e os dos outros foi um grande passo que dei na estrada da vida.

Se você ainda não conhece a “Verdade” – se ainda não tem “olhos para ver” – não conduza ninguém. Pois, se você cair no buraco, cairá sozinho e terá alguém do lado de fora para socorrê-lo.



(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário