domingo, 18 de abril de 2010

18. Atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher

E atrás de uma grande mulher sempre existe um grande homem. Afinal, cada um tem o parceiro que merece e precisa.

Diz o ditado popular “o sol nasceu para todos e a sombra para quem merece”. A todos foi dado o direito de ter um parceiro, mas excelentes parceiros, só para EXCELENTES pessoas.

“Atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher”, parece ser um adágio popular do tempo em que nós mulheres ainda precisávamos vangloriar-nos, a fim de acreditarmos na nossa importância. Mesmo assim, nos colocando atrás dos homens. Tentava-se dizer com isso que por trás do trabalho masculino, que aparecia para a sociedade, estavam as mãos femininas assessorando no trabalho invisível de dona de casa.

Hoje, a mulher não mais precisa mostrar o seu valor. Ela sabe do seu valor.

Só faz questão de mostrar quem é,
aquele que ainda não sabe quem é.
A mulher já tem consciência que não caminha
nem atrás, nem na frente dos homens.
Os dois caminham juntos!

Quando Deus, ou a força que você acredita, criou o homem e a mulher, precisou dar a um dos dois o dom e o dever de procriar. Não me perguntem porque Ele escolheu a mulher, isso só poderei responder quando eu for íntima d’Ele e lhe fizer esta pergunta (garanto que curiosidade não me falta). Mas, voltando ao assunto para que fique mais claro, imagine o tempo das cavernas, com aqueles bichos ENORMES! Se à mulher cabia procriar, é claro que ela seria dotada de maior sensibilidade. Caso contrário, diante da dor do parto jogaria seu filho fora logo que este nascesse. Enquanto que o homem precisava de maior agressividade para matar aqueles bichos e, assim, poder defender e alimentar a sua família. Se fosse o homem quem gerasse a criança, é claro que seria o inverso.

Consideramos as mulheres mais sofredoras do que os homens. Mas, será que a pessoa que recebeu o dom de dar a vida sofre mais que aquela que recebeu a responsabilidade de tirar a vida (pelo menos no passado)? Será que uma pessoa portadora de maior agressividade é mais feliz que aquela portadora de maior sensibilidade?

Pode-se pensar que hoje já não existem os bichos de antes e que as mulheres também “vão à luta”. Assim, já não há razão para a agressividade masculina. Não podemos nos esquecer, no entanto, da herança genética; que esse “gen da agressividade” masculina está se dissipando aos poucos, pois “a função faz o órgão”. Quanto menos agressivos os homens precisarem ser, menos agressivos serão. A prova disto é que não podemos comparar os homens de hoje com os da caverna (e nem mesmo com os nossos avós).

Quem sabe mais ensina a quem sabe menos.

Se você é mulher, não espere que o homem lhe dê, na dose que você deseja, aquilo que talvez ainda não possua. Ensine a ele o que você sabe tão bem – ser sensível. Se você é homem, ensine para a mulher o seu senso prático de realidade.

Homens e mulheres, se conscientes dos seus valores,
limites e diferenças, serão bem mais felizes juntos.





(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

5 comentários:

  1. Esta frase sempre me intrigou desde de menina. Adorei seu texto, mas confesso que continuo sem algumas respostas. A agressividade que vem diminuindo nos homens, por conta da evolução (deixar de tirar vidas), me parece ter sido interpretada pela sociedade, como exoneração de responsabilidade de defender e alimentar sua família. Como mencionado, no tempo das cavernas, com cada um cumprindo seu papel, não haveria motivo para discussões acerca do valor de cada um, até por questões de sobrevivência. No entanto, a mulher continua dando a vida e, muitas indo à luta ao mesmo tempo. O que me entristece é o fato de que, quando o homem não cumpre sua parte, p/ a sociedade, seu valor não diminui. Por outro lado, quando é a mulher que foge à sua responsabilidade de mãe, é jogada aos leões. E mais:se cumprir os dois papéis, corre o risco de ouvir o adágio popular em questão, com maior frequência. Quanto à citação: "(...) excelentes parceiros, só para excelentes pessoas," penso que, sem o Sol, nunca saberíamos o que é sombra.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente a frases e machista, sempre atraz, nunca do lado.ou seja eu sempre tenho que estar primeiro, dando valor a carreira do homene, ele e bem sucedido com sua ajuda, mais ele que tera o holofotes de destaque. vc e apenas a ajudadora,e vc faz tudo atraz, as escondidas, pra ninguem ver.porque se nao vc estara, tomando o lugar e o brilho do seu marido.que nojo dessas mulher que,aceita e se sujeita a inferioridade e humilhacao,em nome de um mito de familia eternamente feliz.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vocês estão sendo radicais em relação a expressão "por trás". Na verdade, acredito que o sentido desta expressão não quer dizer em si a condição de estar atrás ou a frente, mas sim, o fato de quando você vê um grande homem, pode ter certeza que foi uma grande mulher que o fez ser um grande homem. A sensibilidade da mulher faz com que ele seja grandioso. Se o homem não tiver AO LADO uma grande mulher que lhe dê sentido a vida, com sua doçura e serenidade, ele com certeza não será um grande homem.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Jéssica, penso exatamente como vc! Adorei sua colocação! Parabéns!

    ResponderExcluir