segunda-feira, 22 de março de 2010

21. Os cães ladram e a caravana pass


Amo as historinhas que me são contadas pelos meus clientes e amigos. Amo em especial as que estão contidas neste livro. Esta que agora vou relatar, por exemplo, reflete muito bem este dito popular:

“Um velho, uma criança e um jegue estavam viajando. A criança ia montada no jegue quando passaram por um grupo de pessoas que comentaram: Que absurdo, a criança que é jovem vai montada, enquanto o velho vai andando! O velho, ao ouvir aquilo, tirou a criança e montou no animal. Quando passou por outro grupo de pessoas, estas comentaram: Que velho mau, deixa a pobre criança andando e vai montado! Escutando estas palavras o velho desmontou e seguiu andando junto com a criança. Agora o povo comenta: Que velho burro, com um animal e os dois vão andando! Tentando satisfazer a vontade popular os dois montaram no jegue: Isso é um crime, duas pessoas montadas no pobre animal! Já enlouquecido, sem saber como agradar ao povo, o velho carrega o jegue nas costas. E as pessoas, com ar de crítica e satisfação, saem dizendo: Este homem deve ser louco!

E era mesmo! Não por carregar o animal nas costas, mas por querer agradar a todos, o que é humanamente impossível. É como querer segurar uma estrela com as mãos; por ser impossível se torna um ato de loucura.

Você já deu um corte novo nos cabelos e com certeza já ouviu: “Onde cortou? Ficou lindo!” Assim como: “Por que fez isso?! Você tinha cabelos tão bonitos.”

Como não pode agradar a todo mundo, agrade a você mesmo.

Só estando feliz, você conseguirá fazer os outros felizes.

Os cães ladram – as pessoas comentam –,
mas a caravana passa.
Sua vida caminha e segue sempre em frente.

“O profeta pediu a Deus:
– Deus, proteja-me apenas de uma coisa:
da língua dos caluniadores.
Ao que Deus respondeu:
– Meu filho, você quer ser melhor do que eu?”

Você nunca poderá controlar o que as pessoas sentem, pensam e dizem a seu respeito. Portanto, se algum comentário maldoso surgir sobre você, lembre-se: “os cães ladram e a caravana passa”.

Se cristo foi criticado, morto e crucificado, imagine nós! Façamos como Ele que disse: “Perdoa pai, porque eles não sabem o que fazem”.




(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

Um comentário: