quinta-feira, 18 de março de 2010

42. O mundo é redondo mas é cheio de quinas


E quem sabe se em uma dessas quinas, eu e você – leitor, não nos encontraremos e trocaremos nossas experiências?

“Até as pedras se encontram, quanto mais as criaturas!”

Além disso, “longe é um lugar que não existe” para as pessoas que se amam e compartilham dos mesmos ideais. Principalmente, quando esses ideais são de amor e paz para toda a humanidade.
Lembro-me de um dia, que ao chegar de viagem, mantive com meu filho, na época com sete anos de idade, um diálogo saudoso”:

- Sentiu saudade de mim, meu filho?
- Mais ou menos - respondeu ele.
- Mais ou menos, meu filho! - falei decepcionada.
- Minha mãe, não foi você mesma quem me ensinou que quando duas pessoas se amam, podem estar muito longe, mas os corações ficam sempre juntos?! – concluiu meu filho, com a sabedoria dos inocentes.

É claro que eu tinha ensinado uma coisa que sabia na teoria, mas não na prática. Pois saudade é uma palavra genuinamente brasileira e, como brasileira que sou, é o meu sentimento mais forte. Em nenhum outro idioma existe essa palavra, que tem como significado: “lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo suave, de pessoa ou coisa distante ou extinta”. No entanto, considero mais de acordo o significado dado por Dra Cristina Teixeira, uma psicóloga amiga minha: “saudade é a dor da ausência”. Pois nada, nem ninguém substitui a razão da nossa saudade. Porém, se existe alguma dor gostosa de ser sentida é esta: a dor da saudade. Por isso, hoje prefiro dizer: saudade é o prazer da presença. O prazer de poder sentir presente em nosso coração as pessoas que amamos, para que possamos compartilhar nossas experiências, sabedoria e, assim, aprofundemos nosso autoconhecimento.

Chegamos ao final do nosso convívio, meu querido leitor (pelo menos por enquanto). Um forte sentimento de saudade já começa a apertar o meu peito. Mas se apertar demais o seu, releia o livro. Assim, nos reencontraremos quantas vezes você desejar.




(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário