quinta-feira, 18 de março de 2010

30. Quem ama o feio bonito lhe parece


“Dizem que a coruja tinha tido filhotes, numa época em que a sua comadre onça estava muito esfomeada e comia todos os animaizinhos que apareciam na floresta. Mas, como a onça e a coruja eram comadres e muito amigas, fizeram um acordo: a onça não comeria as corujinhas. No entanto, a onça tinha uma preocupação e perguntou: — “Comadre, como poderei reconhecer os seus filhotes”? Ao que a coruja imediatamente respondeu (sem perceber na sua resposta nenhum grave problema): — “Ah, amiga coruja, é fácil! Quando você encontrar os mais lindos filhotes da floresta não os devore, pois eles são os meus bebês”.

Assim, tudo pareceu realmente resolvido e a onça seguiu o seu caminho atrás de suas caças. Encontrando uns filhotes simplesmente horrorosos, o feroz animal logo decidiu comê-los, pois estava consciente que aqueles não eram os “lindos” filhos de sua comadre. Porém, qual não foi a sua surpresa ao receber a visita da coruja, que estava revoltada com o fato da onça ter descumprido o acordo.

Surpresa, a onça exclamou: — “Eu não comi os seus filhos! Devorei umas corujinhas horrorosas, que não lembrava em nada os bebês que você me descreveu!”

É por esta razão que algumas mães (ou melhor, quase todas as mães) são chamadas de “mães corujas”. Pois, por amarem profundamente seus filhos os enxergam como os seres mais lindos do mundo .

“Não existem pessoas feias, e sim, pessoas mal amadas.”

Além da capacidade de amar profundamente (conseguindo ver o belo através do feio), a coruja, este maravilhoso animal, que é tão mal compreendido por todos, chegando até a ser considerado um animal agourento, possui ainda outras grandiosas qualidades:

– Seu pescoço dá um giro de 180 graus, simbolizando que ele enxerga a vida por vários ângulos. Ensina-nos, assim, a termos uma visão ampla sobre todos os pontos da nossa existência. Evitando, principalmente. que criemos o terrível hábito do preconceito: que nada mais é do que um conceito formado sobre algo ou alguém, analisando-se apenas uma parte do todo; é um conceito formado antes que se leve em conta a questão de forma global, isto é, todas as suas causas ou características.

– A coruja também é um animal que possui a capacidade de enxergar no escuro. E se adquirirmos este poder, estaremos aptos a ver o lado escuro do nosso ser: o inconsciente. E, assim, entraremos em contato não apenas com as causas dos traumas, como também com os dons inatos, que ficam salvaguardados no interior do homem.

A coruja é um dos animais que não se enquadra em um padrão de beleza. Mas, como ela mesma nos ensina que a beleza de alguém depende do grau de amor e de admiração que possuímos por este alguém, eu acho a coruja um ser belíssimo. Pois a sua sabedoria me encanta!

Para quem ama um gambá, com certeza ele é o bicho mais cheiroso do mundo, já que “para quem ama, catinga é cheiro”.



Um comentário: