sexta-feira, 19 de março de 2010

25. Em terra de cego, quem tem um olho é rei


Ou talvez, em terra de cego quem tem um olho é LOUCO! Afinal, quem possuir um olho enxergará, nesta terra, coisas que o restante da população não terá condições de ver. Como se vê, aquele que possuir um olho, numa terra povoada por pessoas impossibilitadas de enxergar, poderá ser considerado um rei ou um louco, a depender da sabedoria e humildade desta população.

Caso esta população, mesmo sem o “poder da visão”, consiga enxergar com a sabedoria da alma, poderá entender que aquele ser “anormal”, isto é, fora dos padrões normais, enxerga uma “realidade” impossível de ser captada por todos, ou mesmo pela maioria. Uma realidade que vai além do real, parecendo surgir da imaginação daquele ser, uma vez que é vivenciada apenas por ele. Se assim for visto, este homem será considerado um rei, um mestre, um guia que orientará o povo pelos caminhos ainda obscuros. Mas, infelizmente, não é isso que acontece entre nós!

Por prepotência, ignorância e cegueira interior, os membros das sociedades modernas, consideram os indivíduos possuidores de capacidades que vão além das normais, como verdadeiros loucos (e não como sábios). Perdendo, assim, os valiosos ensinamentos que estas pessoas são capazes de transmitir. Ensinamentos que foram tirados do grande livro do universo. O pior é que de tanto serem vistas como loucas, estas pessoas terminam por assumir este posto. Parece que é mas fácil se curvar à pressão social, do que ir contra ela.

O caminho curto pode ser o mais fácil.
Mas, em compensação, pode não conduzir a lugar nenhum.

Por isso, se você faz parte do grupo dos que ainda não possuem uma visão interna desenvolvida, deixe o orgulho de lado e enxergue através dos “olhos” dos chamados loucos, pois eles são, na verdade, sábios. Como foram sábios os grandes profetas bíblicos, os quais sempre viram muito além da maioria. Mire-se no exemplo de humildade das tribos indígenas, as quais se permitem ser orientadas por pajés e caciques, que são escolhidos exatamente por possuírem uma visão amplificada. E dê um VIVA à sábia loucura.

UM VIVA À LOUCURA

Que bom seria se pelo menos um terço do mundo
se transformasse em um hospício.
um hospício repleto de loucos excêntricos,
diferentes de todos os normais,
que seguem em filas como bois em uma boiada,
dispostos a entregar suas vidas como prêmio
em nome da tão propagada normalidade.
Loucos excêntricos como São Francisco de Assis,
que falava com as flores e os animais;
como Buda, que abandonou um palácio
a fim de buscar o sentido da existência;
loucos como Ghandi, que libertou um país
sem utilizar uma só arma.
Que o mundo seja repleto de loucos como Cristo,
que doou a sua vida para nos ensinar o caminho da liberdade:
O TOTAL E VERDADEIRO AMOR.
Que este desejo sirva de consolo,
alento e incentivo,
a todos os grandes e pequenos loucos
que tentam equilibrar o mundo.
E que sirva de alerta a todos os normais,
que, cômoda e covardemente,
entregam o universo nas mãos daqueles que eles próprios chamam de LOUCOS.




(livro "Provérbios - Sabedoria do Povo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário